Os revestimentos são elementos extremamente importantes na composição de um ambiente, já que eles são a camada externa (formada pela aplicação de um elemento específico) que cobre a alvenaria. Azulejos, porcelanatos, cerâmicas, pastilhas e pedras são alguns dos tipos mais conhecidos.
Além da questão funcional de revestir pisos e paredes, ajudando a proteger e impermeabilizar as superfícies, eles podem ser responsáveis pelo bom resultado do cômodo, sendo muitas vezes o grande diferencial da parte estética e decorativa do projeto.
Atualmente, arquitetos e designers de interiores têm aproveitado a diversidade de materiais, formatos, cores e dimensões de revestimentos disponíveis no mercado para atribuir ousadia e criatividade em suas criações.
No entanto, a escolha do modelo de revestimento está diretamente ligada à função do local, às atividades que serão realizadas nele e à exposição ao sol. Além disso, também deve assegurar conforto, segurança e praticidade.
Tipos de revestimentos
Existem vários tipos de revestimentos, os principais são:
- Cerâmicas
As cerâmicas são um dos tipos de revestimentos mais comuns e usados no Brasil. Elas podem ser aplicadas em paredes e pisos, e suas principais características são facilidade de limpeza e manutenção, além de versatilidade de uso, já que existem versões para áreas internas e externas.
De um lado, a superfície da peça é lisa e coberta por uma camada de esmalte, que pode variar conforme a cor, brilho e desenho. Do outro lado, o item é poroso, para auxiliar na fixação na parede ou chão.
Atualmente, é possível encontrar uma infinidade de cerâmicas com ares mais retrô, formatos diferenciados ou até mesmo imitando outras texturas.
- Porcelanato
O porcelanato é uma placa cerâmica fabricada com materiais nobres e alta tecnologia de prensagem em elevadas temperaturas. Este processo de fabricação confere alta resistência, homogeneidade, coloração uniforme e baixa porosidade, ou seja, pouca absorção à água.
É conhecido como um dos tipos de revestimentos mais sofisticados e fáceis de limpar, e pode ser aplicado em diversos ambientes, tanto residenciais como comerciais, conforme o seu acabamento.
É possível encontrar várias opções de porcelanato no mercado, entre elas: polido, acetinado, esmaltado, struturato e natural.
- Azulejos
Com uma ampla variedade de cores, tamanhos e desenhos, os azulejos são peças cerâmicas que possuem uma superfície lisa com a cobertura de uma camada de esmalte.
Podem ser encontrados com diferentes tipos de acabamento. Abaixo estão os mais comuns:
Brilhante: com esmalte de alto brilho;
Acetinado: também esmaltado, com brilho mais suave;
Estampado: esmaltado com diferentes desenhos e estampas.
- Pastilhas
As pastilhas muitas vezes são chamadas de micro-azulejos, já que são semelhantes aos azulejos, mas possuem dimensões menores. Existem diversos tipos, que variam entre cores, acabamentos e materiais.
Graças a sua alta durabilidade e resistência, elas são facilmente utilizadas em diferentes projetos, pincipalmente em locais úmidos, como banheiro, cozinha e lavanderia, e áreas externas, como fachadas.
Elas podem ser de vidro, metal, plástico, cerâmica, porcelana e pedra. Embora os modelos quadrados sejam os mais usuais, existem formatos alternativos, como hexágonos e retângulos.
- Pedras
As pedras naturais são um tipo de revestimento que confere um ar aconchegante e elegante ao ambiente. Afinal, elas são extraídas da natureza e trazem consigo uma energia única.
A variedade de tamanhos, formatos e cores é imensa. As possibilidades de aplicação também são muitas, já que elas podem ser usadas em paredes, pisos e bancadas de espaços internos e externos. Contudo, é preciso ter cuidado na hora de usá-las em áreas úmidas e evitar a utilização de pedras mais porosas.
Para escolher o modelo certo, é essencial pensar onde a pedra será usada e também conhecer suas características básicas. No geral, são muito duráveis e resistentes.
- Laminado
O laminado tem feito cada vez mais sucesso pelo fato de imitar a madeira, proporcionando um toque especial para o projeto.
Essa opção de revestimento deixa o ambiente aconchegante e muito bonito. Além disso, é resistente a riscos e sua limpeza é simples e prática, já que não exige o uso de água. Por isso, ele é perfeito para espaços secos e com circulação moderada.
- Vinílico
O vinílico é um dos tipos de revestimentos que proporciona mais aconchego, conforto e beleza ao ambiente. É feito com PVC e seu formato varia entre placas, mantas ou réguas.
Dois de seus diferenciais são a facilidade de limpeza, que deve ser feita com pano úmido, e a resistência, já que ele aceita umidade moderada. Além disso, também contribui para o isolamento acústico e conforto térmico.
- Revestimento 3D
O revestimento 3D vem conquistando cada vez mais adeptos entre arquitetos e designers, em razão de apresentar relevos e texturas 3D, encontrados em diferentes formatos, cores e dimensões.
Muito versáteis, as peças apresentam inúmeras possibilidades de uso, desde aplicações pontuais até grandes painéis, a fim de criar um efeito decorativo ou um destaque. Por seu desenho diferenciado e personalizado, muitas vezes assumem o protagonismo nos ambientes.
O dinamismo dos desenhos também proporciona o efeito de movimento ao espaço e suaviza as emendas entre as peças, criando um plano único. A intenção é mexer com os sentidos das pessoas, despertando curiosidade e encantamento.
- Ladrilho hidráulico
O ladrilho hidráulico é um tipo de revestimento bastante antigo, mas que tem ganhado cada vez mais destaque na decoração nos últimos anos. A sua principal característica são os desenhos e ornamentos que o tornam a opção ideal para quem deseja um ar mais retrô.
Ele costuma ser mais usado em cozinhas, próximo às bancadas, mas também pode aparecer em varandas e banheiros. Em alguns projetos mais ousados, pode ser aplicado no chão.
Um dos principais diferenciais do ladrilho hidráulico está na sua produção, que é artesanal.
Revestimentos para cada ambiente
Os modelos de revestimentos podem ser usados em diferentes ambientes:
- Revestimento para cozinha
O revestimento para cozinha deve ser resistente às suas funcionalidades diárias, que envolvem vapor, umidade e sujeira. Para o piso, o ideal são as opções antiderrapantes e de fácil limpeza, já que se trata de um local que possui uma exposição maior à água e gordura.
Nas paredes, é possível ousar um pouco mais, adotando peças coloridas e trazendo um toque de jovialidade e descontração. Para um visual mais atual, uma proposta seria o frontão com um revestimento diferente, que destaca a área de preparo das refeições e traz um ar gourmet para o espaço.
Portanto, o porcelanato, vinílico, cerâmicas e azulejos são os revestimentos mais indicados. Porém, também é possível usar materiais mais nobres, como pedras naturais.
- Revestimento para banheiro
A escolha do revestimento para banheiro deve priorizar a segurança e praticidade na limpeza, sem deixar de lado a boa resistência contra umidade. Por isso, além das cerâmicas e pastilhas, outra opção que pode diferenciar a arquitetura do ambiente é o porcelanato amadeirado, uma tendência cada vez mais forte quando o assunto é decoração moderna.
Uma ótima aposta é escolher o mesmo revestimento para o piso e a parede, a fim de gerar uma sensação de continuidade. Esse efeito visual é ainda mais valorizado ao se usar porcelanatos de grandes formatos, que criam menos linhas de rejunte.
- Revestimento para quarto
O revestimento para quarto deve priorizar conforto térmico e uma atmosfera aconchegante e sofisticada. Além disso, como é um cômodo com pouca circulação de pessoas, não é preciso focar em materiais de fácil limpeza.
Assim, os tipos de revestimentos mais indicados para o quarto são o laminado e vinílico. Fora essas opções, também é possível usar o porcelanato e as cerâmicas.
- Revestimento para sala
O revestimento para sala deve ser escolhido com muita atenção, já que as pessoas geralmente ficam mais tempo nesse cômodo. Por isso, além de bonito, o material deve ser fácil de limpar.
Entre as opções mais usadas nas paredes atualmente está o revestimento 3D, que está em alta por apresentar diferentes profundidades e desenhos que criam efeitos únicos. Essas peças tridimensionais trazem personalidade ao espaço, com muita criatividade.
Para os pisos, existem diversas possibilidades. Uma das escolhas que mais faz sucesso é usar porcelanatos que imitam madeira ou mármore. Além dessa alternativa, também dá para investir em pedras.
- Revestimento para área externa
Há uma grande variedade de opções de revestimentos para área externa. Para ambientes abertos e sem cobertura, o ideal é preferir pisos antiderrapantes e peças que absorvem a umidade, já que podem ficar molhados devido a chuvas e outros fatores climáticos.
Já para espaços abertos e com coberturas, como a garagem, é possível utilizar porcelanatos ou cerâmicas, que são de fácil manutenção. Agora, se o espaço tiver uma churrasqueira, é melhor optar por pisos acetinados, para garantir a facilidade da limpeza.
Revestimentos na Espaço Revestir
A Espaço Revestir atua no mercado de acabamentos finos, decoração e construção, e trabalha com as melhores marcas de revestimentos.
A empresa possui estacionamento próprio, para garantir o conforto dos clientes, e oferece um atendimento especial e exclusivo, com uma equipe altamente técnica e profissional.
Contatos: (11) 2629-2090 | (11) 4699-2233
Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 921 – Mogilar – Mogi das Cruzes – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – 8 às 18h | sábado – 8 às 15h