fbpx

notícias


23/09/21

Revestimento para banheiro: saiba quais são as melhores opções e como acertar na escolha

Ter um revestimento para banheiro e deixar o espaço com uma decoração bonita é um desejo de muitas pessoas, afinal, foi-se o tempo em que esse espaço era sinônimo de um lugar básico e sem graça.

Revestimento para banheiro
Ao longo dos anos, esse cômodo da casa ganhou mais importância e destaque, isso porque as novas possibilidades e a criatividade dos designers, decoradores e arquitetos fizeram com que ele ganhasse tanta personalidade quanto os outros ambientes, resultando em grandes inovações.

Com isso em mente, os revestimentos para banheiro são uma das primeiras coisas que precisam ser escolhidas ao começar a construção ou reforma desse local, que deve ser funcional, seguro e agradável ao mesmo tempo. Afinal, pensar em um acabamento de qualidade e com forte apelo estético faz toda a diferença.

Os revestimentos são os materiais usados para compor o piso e as paredes do banheiro. Eles são versáteis e atendem a qualquer tipo de gosto e projeto. Além disso, são um convite para momentos de relaxamento, descanso, cuidados e renovação das energias, com muito bom gosto e modernidade.

Por ser uma área que está em constante contato com a umidade e possui um uso bem específico, os materiais para o piso e as paredes do banheiro devem suportar as condições do ambiente, ser impermeáveis, fáceis de limpar e possuir uma manutenção simples.

Atualmente, os projetos trazem propostas cheias de estilo e com conceitos para todos os gostos, isso porque há diversos tipos de revestimentos no mercado, que são capazes de transformar completamente a aparência do cômodo e deixá-lo muito elegante.

Banheiros bem decorados, que unem praticidade e conforto, são uma tendência cada vez maior quando se fala em decoração, já que garantem que o dia a dia seja mais leve e gostoso. E os revestimentos têm papel fundamental para criar essa atmosfera perfeita. Por isso, é extremamente importante caprichar na escolha e pensar em cada detalhe que fará parte do espaço.

Como escolher o melhor revestimento para banheiro?

Na hora de escolher o modelo ideal de revestimento para banheiro, é preciso observar algumas características do material, sua durabilidade, resistência e especificações, principalmente quanto à instalação e manutenção, além de levar em consideração outros pontos importantes, como:

  • Atente-se à cor e textura do revestimento;
  • Prefira um revestimento com acabamento seguro, que repele a umidade;
  • Opte por um revestimento que facilite a limpeza;
  • Calcule a área disponível no banheiro.

Tipos de revestimentos para banheiro

A seguir, estão os tipos de revestimentos que mais são usados em banheiros, devido ao seu elevado padrão de qualidade:

  1. Cerâmica
    A cerâmica é um dos revestimentos mais populares para banheiro, principalmente por conta de sua beleza e ótimo custo-benefício. O material é prático, resistente, fácil de instalar, simples de limpar e evita alguns problemas, como o descascamento da tinta e manchas de umidade.
    Além disso, possui uma grande variedade de modelos, com diferentes cores, formatos e padrões. É possível encontrar desde os mais clássicos até os mais coloridos e diferenciados.
    Algumas peças são feitas de forma artesanal, levando a resultados bem artísticos e personalizados, e apresentando texturas que remetem a outros materiais, como madeira e pedras.
    Hoje em dia, a cerâmica é muito usada nas paredes, já que existem tipos de texturas que dão muito charme ao ambiente. Porém, pode ser usada para revestir do piso ao teto, graças a sua versatilidade.
  2. Porcelanato
    O porcelanato é uma opção mais nobre de revestimento para banheiro, que pode ser usado tanto no piso como nas paredes. É muito bonito, resistente, versátil e possui excelente durabilidade. Além disso, tem forte apelo estético, devido ao acabamento mais fino e sofisticado, principalmente por conta do seu brilho natural.
    Graças às propriedades antiderrapantes, o porcelanato tem pouca absorção de água e, por isso, é um material menos escorregadio e mais seguro para área molhada.
    Por ter vários padrões, esse tipo de revestimento acompanha diversas tendências. Inclusive, há algumas peças no mercado com aparência semelhante à madeira.
    De forma geral, o porcelanato é muito procurado por quem busca uma atmosfera mais moderna para o banheiro.
  3. Ladrilhos hidráulicos
    Com cores fortes e desenhos marcantes, os ladrilhos hidráulicos são o revestimento para banheiro perfeito para quem quer uma proposta mais retrô, vintage e alegre, e um ar de nostalgia na decoração.
    Charmosos e elegantes, eles transformam completamente o ambiente e permitem um mix de cores e tons, em forma de mosaicos, que são uma ótima alternativa para revestir o “backsplash”, que é a parte de trás da pia. Outra boa ideia é aplicá-los dentro da área do chuveiro.
    Uma vantagem incrível desses mosaicos é o acabamento. Por terem bordas irregulares, os ladrilhos hidráulicos são assentados e o rejunte desaparece, criando um efeito uniforme.
    Esse tipo de revestimento garante um visual exclusivo, já que o resultado varia de acordo com cada pigmento aplicado na mistura. Além disso, é versátil, fácil de aplicar e simples de limpar.
    No mercado, há uma grande variedade de modelos. Uma opção mais linda do que a outra.
  4. Pastilhas
    As pastilhas são um revestimento para banheiro muito versátil, com diferentes formas, materiais e cores, que fazem com que se destaquem sozinhas, seja em uma parede ou em pequenos detalhes. Elas são uma excelente opção para compor uma aparência mais moderna e cheia de personalidade.
    Além de serem práticas, fáceis de limpar e com boa durabilidade, sua aplicação é simples e seu acabamento é muito delicado e bonito.
    Podem ser usadas numa parede inteira, do teto ao chão, numa bancada ou nas laterais da banheira. Porém, elas são frequentemente utilizadas para compor a área do box e como faixas decorativas pelo banheiro. O efeito visual é incrível e elas ainda podem ser usadas junto a outros tipos de revestimento, combinando cores e texturas.
    Uma das grandes vantagens das pastilhas é que elas são encontradas em diversos tamanhos e texturas, portanto, permitem muitas configurações sofisticadas.
  5. Mármore ou granito
    O mármore e o granito são modelos mais nobres de revestimento para banheiro, pois exalam requinte e elegância. Esses materiais são clássicos, atemporais e muito versáteis, podendo ser aplicados em bancadas, piso e paredes.
    Por serem pedras naturais, seus acabamentos são únicos e impecáveis, e o resultado é um banheiro luxuoso e muito sofisticado.
    É importante se atentar para o fato de o mármore ser menos resistente à absorção de água. Por isso, seu uso é recomendado em pisos e paredes. Já o granito, mais resistente à umidade, pode ser usado em bancadas e na área de chuveiro.
    Há diversas opções de cores e texturas de mármore e granito. Para visuais mais clássicos, o mármore branco traz detalhes em dourado, que fazem toda a diferença no piso ou nas bancadas. Já o granito negro é ótimo para criar contrastes com peças sanitárias claras e torneiras cromadas.
  6. Revestimento 3D
    O revestimento 3D para banheiro é ideal para quem busca um padrão diferente e conceitual. Ele agrega personalidade ao ambiente e dá destaque para o local em que é usado.
    A proposta tridimensional traz sensação de movimento ao espaço, que fica ainda mais vistoso. Trata-se de um padrão realista que deixa o acabamento elegante e ousado.
    Uma boa ideia é inserir o revestimento 3D em uma única parede ou em pequenos detalhes, combinando com outras texturas. Assim, o efeito fica aparente e deixa o cômodo com uma decoração bem original.

Revestimento para banheiro pequeno

Revestimento para banheiro pequeno

Para quem precisa decorar um banheiro pequeno, a recomendação é que os revestimentos tenham cores claras e neutras, assim como toda a decoração, para ressaltar a iluminação e a sensação de amplitude no ambiente.

Sendo assim, é possível apostar no branco, bem como em outras cores mais leves, como bege ou cinza claro. Para um projeto ousado, pastilhas coloridas trazem personalidade ao visual do cômodo, seja em pequenas faixas, em nichos, no box, etc.

Revestimento para banheiro branco

Geralmente, a cor que mais se destaca na decoração de banheiro é o branco. De fato, é um tom neutro que se adapta a praticamente tudo, com diferentes cores, estampas e texturas.

Sendo assim, não é uma tarefa difícil encontrar um revestimento para banheiro branco. A melhor ideia é apostar nas cores complementares. Do mesmo modo, incluí-las em pequenos detalhes no local: em móveis, pastilhas, nichos, acessórios, etc.

Uma excelente escolha é unir branco e azul, pois essa combinação sempre valoriza qualquer espaço.

Revestimentos para banheiro na Espaço Revestir

A Espaço Revestir atua no mercado de acabamentos finos, decoração e construção, e trabalha com as melhores marcas de revestimentos para banheiro.

revestimento para banheiro Espaço Revestir

A empresa possui estacionamento próprio, para garantir o conforto dos clientes, e oferece um atendimento especial e exclusivo, com uma equipe altamente técnica e profissional.

Contatos: (11) 2629-2090 | (11) 4699-2233

Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 921 – Mogilar – Mogi das Cruzes – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – 8 às 18h | sábado – 8 às 15h