fbpx

notícias


08/09/21

Tudo que você precisa saber sobre revestimento para cozinha

Escolher o melhor revestimento para cozinha requer alguns cuidados. Primeiro é importante decidir o estilo da decoração, porque assim será mais fácil encontrar a peça que se encaixa na proposta.

Revestimento para cozinha - Cozinha Biancogres Connection Grey e Clark

A cozinha não é mais apenas um espaço para preparar as refeições. Com o passar do tempo, ela se tornou um ambiente especial para reunir familiares e amigos, e confraternizar.

Como muitos dizem, a cozinha é o coração da casa. Por isso, pensar com carinho na decoração desse ambiente é fundamental para quem deseja construir ou reformar a residência. E um dos itens que são essenciais nessa etapa e que fazem toda a diferença no visual do lugar é o revestimento para cozinha.

Considerado um dos elementos mais importantes no que diz respeito aos acabamentos, o revestimento é uma série de aplicações que ajudam a proteger paredes e pisos, e ainda complementa a parte estética da cozinha, que é um local de uso diário e altamente sensível, devido à umidade.

Hoje, o mercado oferece várias opções de revestimento para cozinha, o que garante mais liberdade para escolher o melhor acabamento para esse ambiente, priorizando sempre beleza, praticidade, funcionalidade, segurança, resistência e durabilidade.

Além disso, o material escolhido deve representar a personalidade dos moradores e combinar com o restante da decoração, como os armários e eletrodomésticos.

Como escolher o revestimento para cozinha?

Escolher o melhor revestimento para cozinha requer alguns cuidados. Primeiro é importante decidir o estilo da decoração, porque assim será mais fácil encontrar a peça que se encaixa na proposta.

Vale ressaltar que é possível escolher diferentes tipos de materiais para decorar esse ambiente. Mas, para isso, é preciso ter um projeto de design bem definido.

Além disso, há alguns outros pontos que precisam ser analisados. Abaixo estão algumas dicas para encontrar o revestimento para cozinha ideal:

  • Leve em conta o acabamento do revestimento
    Por ser um ambiente com áreas úmidas, com movimentação constante e que está sempre exposto a gorduras, restos de comida e líquidos, é importante ter atenção especial com o acabamento do piso da cozinha e escolher um material seguro e resistente, a fim de evitar acidentes por conta da superfície escorregadia.
    Já na parede, o mais indicado é escolher um revestimento que seja fácil de higienizar, com o intuito de garantir praticidade para o dia a dia e limpar facilmente as sujeiras e respingos da área que fica atrás da pia, bancada ou fogão, chamada de “backsplash”.
  • Considere o tamanho da cozinha
    As dimensões da cozinha causam impacto direto na escolha do material para revesti-la. Em uma área pequena, talvez seja possível escolher um revestimento de metro quadrado mais elevado, pois será utilizada uma quantidade reduzida. Já um espaço grande vai exigir muito revestimento, então é melhor escolher uma opção mais econômica.
    De qualquer forma, vale rebater o mito de que cozinhas pequenas pedem por revestimentos menores e vice-versa. Sim, cozinhas grandes ficam maravilhosas com revestimentos de grandes dimensões. Porém, as menores também ficam lindas.
  • Combine os revestimentos da parede e do piso
    Eles não precisam ser iguais, até para não correr o risco de deixar o ambiente monótono, mas os revestimentos escolhidos para o piso e a parede devem dialogar entre si, criando uma atmosfera agradável.
    Não basta se preocupar apenas com a funcionalidade do ambiente, pois a estética também é essencial para que a cozinha seja um local aconchegante, confortável e esteja em harmonia com o estilo de decoração predominante na casa.
    Para o piso, as escolhas normalmente são mais neutras, mas com estilo, enquanto os revestimentos para as paredes seguem um conceito mais decorativo. Apesar disso, não existem regras rígidas. O que importa mesmo é abusar da criatividade.

Tipos de revestimentos para cozinha

A seguir, estão os tipos de revestimentos para cozinha mais utilizados em projetos de decoração atualmente:

  1. Cerâmica
    A cerâmica é o revestimento para cozinha mais popular no Brasil, sendo que as peças grandes são as mais usadas no país. Porém, ela pode ser encontrada em diversos tamanhos, formatos e cores, sendo um dos materiais com melhor custo-benefício disponíveis no mercado. Além disso, é bastante durável e resistente.
  2. Porcelanato
    O porcelanato se diferencia por ser um revestimento para cozinha com aspecto moderno e sofisticado. Ele se destaca por ter um formato com corte reto e exigir uma instalação uniforme, dispensando o excesso de rejunte.
    Pode ser encontrado em diferentes cores, formatos e tamanhos, inclusive em versões que imitam outros materiais, como a madeira. Além disso, o porcelanato pode ser utilizado tanto para revestir o piso quanto as paredes, porém, em modelos distintos, para não deixar o visual pesado e priorizar a sua elegância.
  3. Azulejos
    Os azulejos são muito usados como revestimento para cozinha, devido ao seu ótimo desempenho impermeabilizante, sua ampla variedade de cores, estampas e estilo, além da praticidade e baixo custo.
    Eles podem ser colocados apenas na parte da bancada ou em todas as paredes e combinam perfeitamente com qualquer tipo de piso.
  4. Pastilhas
    Além de serem resistentes à umidade, duradouras e práticas na hora de limpar, as pastilhas são excelentes elementos de decoração. Por isso, são frequentemente utilizadas em cozinhas planejadas, especialmente porque podem ser encontradas em diferentes cores, formatos e tamanhos, e combinam com qualquer tipo de piso.
    Por serem compostas por muitas pecinhas, as regiões com pastilhas parecem ampliar o ambiente, portanto, são ótimas escolhas de revestimento para espaços pequenos, justamente por darem a sensação de que são maiores.
  5. Ladrilho Hidráulico
    O ladrilho hidráulico é um revestimento único, sem brilho e com acabamento rústico, fabricado num processo artesanal. Por isso, suas peças são coloridas e cheias de personalidade, e dão um toque mais especial ao ambiente.
    A versatilidade e beleza do ladrilho hidráulico proporcionam a liberdade de dar asas à criatividade na hora de compor a decoração da cozinha. Cada peça, com seus belos desenhos e cores, conta sua própria história e faz de cada projeto uma obra de arte.
    O ladrilho é uma boa escolha para quem vai revestir só a parte da bancada, pois, por ser um material marcante, fica exagerado ao ser utilizado para revestir todas as paredes. O ideal é optar por um piso mais neutro, como um porcelanato cinza ou cimento queimado.
    Vale destacar que ele não sofre os efeitos da dilatação e dispensa o uso de rejunte durante sua instalação.
  6. Revestimento 3D
    O revestimento 3D para cozinha está sendo cada vez mais utilizado. Isso porque esse tipo de acabamento é muito versátil e pode ser colocado em diversos espaços.
    Uma das áreas em que é bastante usado é atrás da pia, pois o 3D tem ação impermeabilizante e evita que a água entre nas suas juntas, o que pode prejudicar a sua durabilidade.
    Outra boa alternativa é aproveitar o revestimento 3D como uma divisória entre a cozinha e a sala de jantar. Além de eficiente, esse material é belo e altamente funcional.
  7. Pedras
    Existem vários tipos de pedra que podem ser usadas como revestimento para cozinha. Caso o desejo seja apostar em algo mais rústico e com aspecto forte e chamativo, duas ótimas opções são a Pedra São Tomé ou a Pedra Ferro, por exemplo.
    Porém, se a intenção é criar um visual mais elegante, pode-se utilizar o granito ou o mármore. Eles são os revestimentos preferidos em função da sua beleza, versatilidade e atemporalidade, pois nunca saem de moda.
    O material escolhido para a bancada pode muito bem ser o mesmo que reveste a parede atrás dela. O revestimento nesse caso nada mais é que um frontão alto, que vai até a base dos armários superiores.

Revestimento para cozinha pequena

O revestimento para cozinha pequena é uma boa alternativa para quem deseja deixar o espaço mais descontraído, bonito e funcional. Um bom exemplo é o porcelanato, que absorve menos água.

As pastilhas e os azulejos também são ótimas opções de revestimento para cozinha pequena. Eles podem ser usados para decorar a região da pia e as paredes de forma discreta e simples.

Caso a ideia seja utilizar mais de um revestimento, o recomendado é apostar em modelos que tenham a mesma paleta de cores para que a cozinha, mesmo pequena, fique harmoniosa.

Revestimentos para cozinha na Espaço Revestir

A Espaço Revestir atua no mercado de acabamentos finos, decoração e construção, e trabalha com as melhores marcas de revestimentos para cozinha.

A empresa possui estacionamento próprio, para garantir o conforto dos clientes, e oferece um atendimento especial e exclusivo, com uma equipe altamente técnica e profissional.

Contatos: (11) 2629-2090 | (11) 4699-2233

Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 921 – Mogilar – Mogi das Cruzes – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – 8 às 18h | sábado – 8 às 15h