fbpx

notícias


20/10/21

Porcelanatos: tipos, acabamentos, texturas e ambientes em que podem ser usados

O porcelanato é um tipo de revestimento cerâmico muito versátil, que pode ser instalado em áreas internas e externas, fachadas, pisos, paredes, bancadas e muito mais, graças a grande variedade de modelos e dimensões, deixando qualquer ambiente muito mais sofisticado.

Ele se diferencia de outras opções por conta do seu processo de fabricação, que utiliza matérias-primas nobres e alta temperatura para a composição da sua massa.
A produção do porcelanato é realizada a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, areias feldspáticas, minerais e outros componentes combinados com água. Essa massa é submetida a um elevado grau de moagem, atomização, prensagem, secagem, esmaltação e tratamento térmico (queima) superior a 1200ºC, o que resulta em uma peça rígida, homogênea e compacta.

porcelanato

Trata-se de um material bacteriostático (não permite que micro-organismos se proliferem), altamente durável, com elevada resistência mecânica e à abrasão física e química, uniformidade de coloração e baixa absorção de água, ou seja, é impermeável.

Além disso, esse tipo de revestimento permite o uso de rejuntes menos espessos, criando um visual incrível e dando uma sensação de amplitude no espaço.

Lindo e muito desejado, o porcelanato é uma excelente escolha para revestir residências e comércios, já que apresenta grandes formatos, diferentes cores e texturas, diversas faces e acabamentos, além de apresentar uma alta qualidade e fácil limpeza e manutenção. Sendo assim, é um dos revestimentos mais usados por arquitetos e designers de interiores atualmente.

Tipos mais comuns de porcelanatos

  • Porcelanato técnico: não recebe esmalte na superfície e possui alta resistência mecânica. É constituído basicamente por uma única massa moída, prensada e queimada em condições especiais e com um processo de polimento similar ao utilizado para polir pedras naturais.
  • Porcelanato polido: recebe o polimento mecânico e uma camada de impermeabilizante. Geralmente, possui um brilho intenso, sendo indicado para quem deseja um ambiente diferenciado. Também tem superfície lisa, por isso seu uso é indicado para regiões secas e internas, como salas, corredores e quartos.
  • Porcelanato natural: não recebe polimento nem acabamento no final da sua produção, tornando-se resistente e pouco escorregadio, o que favorece o uso em lugares de altíssimo tráfego. É uma ótima opção para áreas externas, como quintais, garagens e varandas.
  • Porcelanato esmaltado: tem alta resistência mecânica e recebe uma camada de esmalte com brilho por cima da massa, conforme o efeito e textura desejados. É um dos modelos mais fáceis de manter e limpar, e é resistente a líquidos. A superfície pode ser lisa ou áspera e existem versões de piso e parede.
  • Porcelanato acetinado: não tem acabamento brilhante, ou seja, é um pouco mais fosco, e possui textura agradável, sendo ideal para quem busca um material resistente, bonito, discreto e também pouco escorregadio. Pode ser usado em ambientes internos e externos, e funciona como revestimento de chão e parede.
  • Porcelanato struturato: possui uma superfície forte e abrasiva, e é um dos modelos com menos brilho. Tem diversas texturas e cores, e sua resistência é imensamente alta. Graças a essas características, ele é excelente para locais mais úmidos, como box, saunas e decks.

Acabamentos das bordas dos porcelanatos

  • Porcelanato retificado: o acabamento das bordas é totalmente reto e uniforme, isso porque a peça e o rejunte ficam no mesmo nível, e os espaçamentos entre eles são menores, diminuindo, assim, a aparência do rejunte entre as placas.
  • Porcelanato bold: o acabamento das bordas é levemente arredondado, gerando um espaço maior entre as peças. O rejunte fica um pouco abaixo do porcelanato.

Principais texturas de porcelanatos

  • Porcelanato madeira: reproduz o aspecto da madeira natural, sendo uma ótima opção para aliar a estética e o aconchego da madeira com a praticidade do porcelanato. Combina com estilos rústicos, modernos e escandinavos, e pode ser utilizado em pisos e paredes de diferentes cômodos.
  • Porcelanato marmorizado: os modelos com veios tipo mármore estão cada vez mais bonitos e parecidos com as pedras naturais. É uma tendência forte, que traz mais estilo e classe aos lugares. Esse modelo pode ser usado em pisos, paredes e até bancadas.
  • Porcelanato cinza: é neutro e dá um toque moderno ao espaço. É possível usá-lo em conjunto com outras tonalidades, criando uma atmosfera despojada e cheia de personalidade. Pode ser utilizado em cozinhas, banheiros, lavabos, quartos, salas e áreas externas.
  • Porcelanato branco: uma aposta segura e atemporal, que garante luminosidade, amplitude, fácil manutenção e harmonização ideal com decorações clean e minimalistas.
  • Porcelanato preto: opção perfeita para quem deseja um ambiente sofisticado e moderno. Ele pode aparecer em piso ou paredes, trazendo aconchego e contemporaneidade aos cômodos, como banheiros, lavabos, quartos e salas.

Como e onde usar o porcelanato?

O porcelanato pode ser utilizado de diferentes formas, tanto em residências como em comércios. A seguir estão algumas opções:

  • Painéis de TV;
  • Bancadas;
  • Fachadas;
  • Escadas;
  • Paredes;
  • Lareiras;
  • Móveis;
  • Pisos.

Essas possibilidades de uso podem ser aplicadas em vários ambientes. Por exemplo:

  • Porcelanato para sala
    Living, sala de jantar ou de TV. Qualquer que seja o espaço de convivência em questão, os porcelanatos são escolhas perfeitas para esses locais, pois valorizam a decoração e favorecem a amplitude devido à sua composição nobre e às dimensões extensas das peças.
    Quanto ao tipo de porcelanato indicado para tais cômodos, os polidos e acetinados saem na frente pela praticidade, conforto e beleza. O polido se diferencia do acetinado por apresentar uma superfície mais lisa e brilhante.
    Já o acetinado apresenta brilho mais discreto, tornando-se a alternativa ideal para compor um visual mais clean e minimalista. Além da sala, esse tipo de revestimento é muito utilizado também na composição do hall de entrada e nos corredores que levam às áreas íntimas da residência.

  • Porcelanato para quarto
    Para compor a atmosfera mais intimista e discreta do quarto, os porcelanatos acetinados são ótimas escolhas, pois o brilho dessas peças é mais sutil. No entanto, dependendo do tipo de decoração, os polidos também podem ser excelentes opções, sobretudo se a intenção é favorecer ares mais clássicos.

  • Porcelanato para cozinha
    Um dos grandes diferenciais do porcelanato é a praticidade de limpeza e manutenção, requisitos básicos para a cozinha. Graças ao nível de absorção de água quase nulo desse revestimento, é possível lavar a cozinha tranquilamente. Outra vantagem é que os rejuntes finos das peças também ajudam a conter o acúmulo de poeira ou gordura nas frestas.
    Sobre os tipos de porcelanatos mais indicados para cozinhas, o acetinado e o esmaltado serão sempre boas escolhas, ao contrário do polido, que em algumas versões tende a ser escorregadio.

  • Porcelanato para banheiro
    No banheiro, a melhor escolha é o porcelanato struturato, já que esse modelo apresenta superfície levemente abrasiva, o que o torna muito resistente e nada escorregadio, sendo a alternativa mais recomendada para lugares molhados, como dentro do box.
    Arquitetos e designers de interiores costumam indicar também o porcelanato acetinado para banheiros, pois ele é um modelo levemente mais áspero, ou seja, não escorrega. Além disso, não mancha com facilidade, sendo uma boa opção para o box, já que não será desgastado pelos produtos utilizados durante o banho.

  • Porcelanato para área externa
    O porcelanato struturato também é uma boa escolha para áreas externas, considerando que elas estão o tempo todo sujeitas às intempéries climáticas.
    Existe ainda a opção do porcelanato natural, que é resistente, antiderrapante e perfeito para instalação no entorno de decks, piscinas e interior de garagens.
    Assim, é possível tornar esses locais mais seguros sem abrir mão da estética e do conforto. Além disso, esse revestimento possui acabamento frio, o que o torna a melhor alternativa para áreas externas devido ao conforto térmico que proporciona.

Como cuidar do porcelanato?

O porcelanato não exige nenhum procedimento diferenciado na sua limpeza diária. Assim, é possível começar a limpeza removendo os resíduos soltos, como a poeira, com uma vassoura de cerdas macias, para evitar arranhões.

Depois, é preciso misturar detergente neutro e água em um balde, e usar um esfregão para umedecer a superfície a ser limpa. Para finalizar, o ideal é secar tudo com o auxílio de um pano macio.
Essa limpeza com produtos básicos garante que nada afetará a superfície do revestimento, aumentando, assim, a sua durabilidade.

Para uma limpeza mais pesada, existem produtos específicos no mercado. Porém, é importante destacar que não é recomendado utilizar escovas abrasivas e ceras, além de ácido fluorídrico, produtos tira ferrugem, limpa pedras ou limpa alumínio.

A seguir, estão outros cuidados para manter o porcelanato em perfeito estado:

  • Proteger os pés dos móveis com feltros, a fim de evitar riscos no porcelanato;
  • Utilizar capachos nas portas para a limpeza dos pés. Muitas vezes, as solas dos calçados acabam trazendo algum tipo de sujeira abrasiva para dentro da casa, ocasionando riscos no porcelanato.

Porcelanatos na Espaço Revestir

A Espaço Revestir atua no mercado de acabamentos finos, decoração e construção, e trabalha com as melhores marcas de porcelanatos.

revestimento para banheiro Espaço Revestir

A empresa possui estacionamento próprio, para garantir o conforto dos clientes, e oferece um atendimento especial e exclusivo, com uma equipe altamente técnica e profissional.

Contatos: (11) 2629-2090 | (11) 4699-2233

Endereço: Avenida Francisco Rodrigues Filho, 921 – Mogilar – Mogi das Cruzes – SP
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira – 8 às 18h | sábado – 8 às 15h